quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O quinto mês!


Olá! O tempo corre vertiginosamente para o fim de 2009 e hoje o Vicente comemora o seu quinto mês!
Como é que ele está? Como vocês podem ver nas fotos... grande, giro e ás vezes rezingão, quando acorda e quer comer logo!
Já começou a comer papinhas e sopas, mas a coisa não está fácil... também não me posso queixar assim muito, mas já é o 2º dia que é um filme para comer sopa, cheira-me que o problema chama-se abóbora na sopa, pois quando foi soupa com cenoura até a comia bem. Quanto a fruta, dei-lhe maçã da primeira vez e fez cara feia, depois experimentamos pêra e comeu bem, cá em casa repeti a dose da pêra e não quis comer, hoje dei-lhe banana e foi uma beleza.
Também poderá ser os dentinhos?? A gengiva em baixo está muito rija e ele anda sempre com tudo na boca!
Também experimentei o leite em pó, bebeu a medida para o tempo dele e ainda quis maminha...
Quanto a cócós já faz bem mais duros, cerca de duas vezes por dia.
Dorme bem, acorda ás 5 ou 6 da manhã e depois só quer dormir lá pelas 7 da manhã e eu que já não durmo nada de jeito de noite, quase que me arrasto... não sei como vai ser quando for trabalhar! A ver vamos...
Se não vier aqui antes desejo a todos/as uma óptima entrada no ano de 2010 e que todos os desejos se concretizem...

Jokinhas grandes
Sandra C.

Relato do meu primeiro Natal...

Olá, já aqui não vinha à algum tempo! Mas hoje, no dia em que faço 5 meses, pedi à mãe para fazer este slide com algumas fotos do nosso Natal.
Fomos passá-lo à casa dos avós São e Zé e padrinho Sérgio. No dia de Natal, juntaram-se a nós os avós Lurdes e Zé, e no fim da tarde também lá estiveram os tios Paulo e Gena e os primos Bruno e Isabel.
Recebi roupas muito giras e quentinhas e um tapete de actividades da Chicco com muitos sons, um cão que lhe demos o nome de Neco (em honra do outro Neco)
Recebi também um "Aquário muito giro da Chicco e uma caixa para guardar as minhas primeiras coisas (o cordão umbilical, a primeira chucha, etc....) Gostei muito de tudo!!!
No sábado a seguir ao Natal resolvi fazer uma coisa "muito gira", fui dormir sem as meias nas mãos e quando acordei arranhei a minha testa toda... até fiz sangue! Os pais ficaram azuis... mas já passou!
No dia 27, fomos almoçar fora porque os avós São e Zé faziam anos de casados, fomos ao Chinês e até gostei daquela confusão toda!!
Gostei muito destes dias, mas já tinha saudadinhas da minha casa e principalmente da minha caminha!
Bem agora vou ali comer a minha papa e já venho...

Jokinhas ás meninas e abraços aos rapazes e já agora umas boas entradas!!!
Vicente

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Antes que me falte tempo...

... e não consiga vir cá deixar os nossos votos de boas festas, aqui fica.
Desejo a todos os que nos visitam um Bom Natal, cheio de prosperidade, paz, saúde e muita felicidade junto dos vossos pequeninos/as!

"Lembre-se, se o Natal não é achado em seu coração, você não o achará debaixo da árvore." (Charlotte Carpenter)

Jokinhas a todos
Sandra, Carlos e Vicente

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Fez ontem (dia 18) um ano que...

... fiquei a saber que ia ser mamã do nosso "feijãozinho". Giro chamar "feijãozinho" ao meu homenzinho, parece que já não faz sentido nenhum, mas era assim que eu o tratava, até saber se era menino ou menina...
Pois é, fez ontem um ano que fui fazer o teste na farmácia, o rapaz adivinhando o nervosismo, disse-me para esperar 10 minutinhos, nesse tempo, acho que tudo me passou pela cabeça, as mãos suavam, apesar de estar frio, o coração estava a mil à hora, até que um sorriso trouxe a notícia:
-"Parabéns, vai ser mamã!"
Eu agradeci, mas estava... como hei-de explicar, ainda meio incrédula, pois confesso que nunca esperamos que fosse tão rápido. Mas assim foi... quando sai da farmácia, telefonei ao Carlos que nesse dia estava no Porto a trabalhar, para lhe dizer:
- "Lindo é só para te dizer que vais ser papá!"
Do outro lado, adivinhava um sorriso nervoso, a pensar se teria ouvido bem...
A notícia para a família, veio no dia 25, primeiro à madrinha, contada ao ouvido após a missa do galo, seguido claro está de um abraço forte e de risos, muitos risos e depois aos avós e ao tio/padrinho, já devia ser 1 da manhã, numa botinha de bebé embrulhada e dada a cada avó!
Foi o delírio... hoje aqui estás connosco, fazendo as delícias de todos!
Sê muito bem vindo ao teu primeiro de muitos Natais!

Jokinhas a todas
Sandra C.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A condição de Mulher VS Mãe..

Olá! Já andava para escrever este post à bastante tempo e tenho andado a adiar, pois posso confessar que a minha veia inspirativa para escrever anda-me a falhar como as notas de 50... lolol!
Estou a falar a sério, há uns tempos bastava-me sentar ao portátil e começava a dar asas á imaginação e saia textos giros (isto segundo quem os lia), neste momento e não é de agora, acho que a minha cabeça deve andar tão ocupada com mil e uma coisas, que a capacidade de criar é diminuta!
Mas hoje estou aqui para falar da nossa condição de Mulher VS Mãe, sim porque neste momento somos mães mas não nos podemos esquecer que para além de tudo somos mulheres!
Na altura do curso P.P.P., uma das coisas que as formadoras nos disseram nas últimas aulas foi que, "nada de ficar de pijama e pantufas a arrastar-se pela casa!", eu depois do Vicente nascer, ainda cumpri mais ou menos essa promessa, pois era verão, até apetecia vestir assim umas coisas mais fresquinhas, etc, mas minhas amigas, com a chegada do inverno, não à paciência para despir pijama (quentinhoooo), para vestir outra roupa (friaaaaa), não tenho mesmo paciência e como eu costumo dizer, quem não gosta, não olha!
Mas já me aconteceu uma outra coisa que foi, sair de casa á pressa e não ir maquilhada, isso sim fez-me muita impressão, pois sou muito branca e tenho algumas olheiras fundas e sem maquilhagem como a minha mãe dizia quando eu era mais miúda "tás tão branca que pareces doente!". Tenho que confessar que saio de casa sempre maquilhada, nem que seja com base e um pouco de sombra e blush, faz parte de mim... chamem-me vaidosa, o que quiserem! E naquele dia não me senti nada bem, senti-me desleixada e não gostei!
Por um lado ainda bem que vou voltar a trabalhar, pois vos garanto, que nem que tenha que acordar ás 6/6h30 da manhã, mas ninguém vai ver a Sandra com a cara com que acordou! Eu não me esqueço que um dia fui para o trabalho sem maquilhagem e os comentários foram logo:
"Ai Sandra que cara... Tens a cara cheia de pano! Tás a ficar com os lábios inchados (isto estava eu a meio da gravidez...)"
Outra coisa é o meu corte de cabelo, vou mudá-lo, acho que não foi boa ideia, cortá-lo com o cortei, fica muito giro, mas é para quem tem tempo e paciência para esticá-lo ou ir à cabeleireira, acho que vou cortá-lo escadeado de novo, não está na moda mas eu não quero saber...
Depois do parto também vos caiu muito cabelo? Eu cá prefiro nem falar nisso, qualquer dia quase que dá para fazer uma cabeleira para o Carlos!
E a vossa vida social? A falar assim, até pareço uma tia a falar, sei lá!! Mas estou a falar a sério, a minha vida social neste momento resume-se a ir a casa dos sógrinhos ao domingo, sair para fazer compras, ponto final, parágrafo! Mas tem que ser, para além do frio, achamos que é melhor não arriscar sair com o Vicente para ambientes com muita gente... É verdade, tivemos ontem um jantar de Natal com uns amigos e até foi giro...
E é isto... já disse o que me apetecia dizer... já agora, só mais uma coisinha, quem pensa que vida de uma mãe é pêra doce, desengane-se, porque a mais simples tarefa, pode ter de ser feita em várias fases! Tenho dito...
Agora tenho de ir, o Vicente fez um soninho de meia-hora que me permitiu escrever este post, mas já acordou de novo! Tá um frio nesta casa, que nem vos digo...

P.S- Fui-me pesar e estou 78,550 Kgs (pensei que estivesse pior...)
Jokinhas e desculpem o testamento
Sandra C.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O dia em que a mamã foi pequenina!

Olá! Sabiam que a minha mamã foi pequenina ontem (ontem, porque já passa da meia-noite) ?
Foi uma festa cá em casa, aproveitamos que a avó São fez anos na quinta-feira e fizemos um grande almoço cá em casa!
A mãe acordou muito cedo, pois tinha a paparoca para fazer. Os avós chegaram mais tarde e foi um dia passado em casa, eu ou dormia, ou estava a palhaçada com os tios e os pais!
Sabem que eu já sei dobrar o riso? A maioria das vezes acabo por ficar com soluços, mas aquilo é giro... rio-me muito quando dou "turras" ao pai, quando me fazem cócegas na barriga e quando começam a rir-se para mim feitos tontos... sabem como é o efeito dominó?
Continuo a gostar muito de ver televisão, já começo a querer agarrar as coisas com as minhas mãozinhas e a levá-las à boca...
Falo (palro) muito e agora aprendi que posso dar gritinhos daqueles altos e ás vezes são 5 da manhã, quando me dá assim uma vontade de gritar... sabem é mais forte que eu!!!
É verdade, já comi a minha 1ª papa, mas a experiência não correu muito bem, pois a mamã, quis dar-me à colher e eu comecei a chatear-me, pois estava com "fomeca"! Depois ainda tentaram me dar a papa o biberon, mas eu não quis... mas hoje a mãe fez outra papa diferente e deu-me logo no biberon e eu papei tudo (150ml de leite mais 2 colheres de sopa e a 3ª mal cheia) e ainda quis maminha...
Agora já estou a dormir, deixei este recadinho à mãe para ela vos transmitir... até amanhã!

Beijinhos ás meninas e abraços aos rapazes!
Vicente

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A consulta com a pediatra e outras coisas mais...

Olá! Vamos lá ver se eu consigo escrever este post, sem adormecer primeiro e dar com a cabeça no portátil... e que já é a 2ª noite que não prego quase o olho!
Os motivos? Ora então e segundo a pediatra é tudo normal, mas o Vicente anda assim:

- Come bem, mas ao arrotar bolsa muitas vezes.
- Tem tido uns cócós muito moles e no domingo veio um bocadinho de sangue, mas não voltou a aparecer...
- Tem andado rabujento, tanto que esta noite não queria estar na cama, só ao colinho...
- Tem tido umas pontitas de febre (36.9 e 37), a pediatra disse para lhe dar o bénuron só a partir dos 38º, exceptuando a situação das vacinas... claro está!
- Teve um ataque de choro, que ninguém o conseguia calar no domingo, soluçava tanto que até fazia dó, simplesmente porque deu uma turra à avó, como tantas outras que costuma dar...
- Continua a babar-se imensooooo e ontem demos-lhe para a mão um daqueles brinquedos para
a dentição e ele primeiro estranhou, mas depois leva aquilo a boca e apesar de fazer cara feia, morde bem.

Portanto estão a ver a razão da minha ausência por aqui...
Agora o estranho é que a pediatra disse para não nos preocuparmos, porque a questão de ele bolsar é normal, temos só que ter atenção para ver se volta a aparecer sangue nos cócós.
De resto tudo normal, aumentou de peso para 8,160 Kgs (aumentou 550 grs) e de tamanho para os 69 cms (aumentou 4,5 cms num mês!!), portanto continua no percentil acima do normal.
Vamos começar a dar papas (hoje), sopinha e fruta (daqui a duas semanas). Quero ver se ainda vou à rua comprar as papas deles, estou a pensar comprar duas diferentes para ir alternando... Agora acreditem que estou KO, quando acordei hoje de manhã, parecia uma zombie!
Estava aqui a ver o mail & Cps Ldas e só faltava mesmo dar com a cabeça no portátil...
Devia de ir tratar da casa, mas sinto-me mesmo cansada, só me apetecia enfiar-me na cama ou enroscada aqui no sofá, é que para além de tudo está um frio daqueles, acreditam que nós já estamos a dormir, com lençóis de flanela, 2 cobertores super-quentes e uma colcha?
Por este caminhar ainda neva pelo Natal... era giro!

Bem por agora é tudo, acho que vou fazer um chá para ver se aqueço.
Jokinhas a todas!
Sandra C.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Amanhã trago mais novidades...



Olá! Tenho andado ausente, ando todos os dias para vir cá trazer novidades, mas tem-me faltado disposição... pois o Vicente tem-me consumido toda a disposição possivel nos últimos dias...
Segundo a pediatra, não é nada de especial, mas amanhã, como temos consulta, logo vamos ver...
Espero mesmo que não seja nada de especial!
Tirando isto, as novidades foi que no fim-de-semana o Vicente andou pela primeira vez na cadeirinha, apesar de ainda não ter os 9 Kgs (mas pelo menos os 8 kgs deve ter de certeza), ele fica lá que nem uma luva e adora! Agora já não há sono, agora quer mesmo é observar tudo o que se passa lá fora, seja de noite ou de dia!
Aqui fica duas fotos, uma da estreia na cadeirinha (no sábado) e outra sobre a boa disposição dele altas horas da madrugada!
Jokinhas a todos
Sandra C.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Meias... para que te quero!

Olá! Antes de mais venho aqui dizer que o Vicente já anda melhor. Naquele dia à noite dei-lhe o Bénuron e sem dúvida que ele passou melhor a noite. Já voltou a palrar imenso e a rir-se, hoje até fez uma das dele, ou seja esvaziou-me as maminhas quase, quase até ao fim!
Mas hoje venho aqui falar de uma outra coisa. Não sei se já vos contei, mas o Vicente ganhou a crosta láctea e não está a ser fácil nos livramos dela. Para além disso ele tem a mania de se arranhar, chego a cortar-lhe as unhas duas e três vezes na semana.
Então lembrei-me de uma coisa que antigamente se fazia, acho que a minha mãe chegou-me a fazer isto, ou seja colocar nas mãozinhas, meias. No caso do Vicente estou a usar as meinhas que já não lhe servem... e não é que resulta?
Acho piada é que ele põe-se a olhar para as mãos, como que a questionar-se:

-"Olá... mas o que é que se passa aqui? Agora tenho bonecos em vez das minhas mãos? Deixa-me lá ver se isto se come?"

Sim, porque as mãos vão para a boca mesmo assim... lolol! E pronto, fica aqui a sugestão...

Jokinhas e bom fim-de-semana...
Sandra C.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O que será...

... que se passa com o meu menino? Andamos preocupados, pois não entendemos o que se pode passar.
Então é assim, o Vicente sempre que adormece (mais de dia do que de noite), acorda passado pouco tempo (cinco a dez minutos) e isto acontece várias vezes, então vou lá, dou-lhe a chucha e ele acalma... saio do quarto e passado algum tempo está na mesma. Eu já me dei ao trabalho de ficar no quarto a observar o comportamento dele e fiquei na mesma, não dá ideia de ser alguma dor, ele simplesmente acorda e fica agitado, tira os braços e as mãozinhas para fora.
Ele continua com farfalheira, já pensamos se seria dificuldade em respirar...
Vi se tinha febre, não tem, continua a comer bem, mas está dificil para arrotar e tem bolsado um bocado.
Hoje liguei para a pediatra e como não me atendeu, deixei mensagem, a resposta dela (via sms) foi só ás 21h00 e simples e curta, "Pode dar Bénuron, se manter tem que ser observado".
Elucidativo, não acham?
Já coloquei o Bénuron (ele reclamou um bocadinho)...

O que dizem, já aconteceu aos vossos meninos?
Jokinhas
Sandra C.