sexta-feira, 30 de abril de 2010

9º mês!

Olá a todos...
O Vicente completou esta sexta - feira 9 meses, cada dia é mais um "passinho" em frente no seu desenvolvimento.
Antes de mais, para quem acompanhou os posts anteriores, na quarta-feira resolvemos ir à pediatra, pois o Vicente tinha acordado com 38º.
Ora então o resultado disto tudo, foi então que se calhar a suposta bronquiolite, não era bronquiolite mas sim uma otite, dai a febre... A pediatra auscultou-o e disse logo que não existia necessidade de fazer Aerossois com Ventilan nem com Atrovent, quanto muito um de manhã e outro à noite apenas com soro. Está então a tomar Clavamox de 12 em 12 horas e já não tem febre.
Quanto ao 9º mês do meu "amorinho", está crescido, pesadão, mas já não tem aquela cara bolachuda, já não rabuja tanto de estar de barriga para baixo, já consegue rebolar(yééééé) quando está sentado e lhe colocamos algum objecto fora do alcance dele, já se dobra para lá chegar (agora falta o resto, ou seja aprender a gatinhar...), já se mantêm bastante tempo sentado e em pé também, apesar de ainda não ter intuito para andar...
Hoje por exemplo estivemos com uma amiga e ele não estranhou nada o ambiente e podia estranhar por existir mais barulho, mais crianças que o habitual. Lá mais para o fim da tarde e já a acusar o sono ou melhor a falta dele, começou a já não achar muita piada a confusão de volta dele...
Esta semana que passou já usou t-shirt e andou com os braçinhos de fora, estou deserta que chegue um tempinho melhor para poder levá-lo à praia, pois a médica disse que o achava muito "amarelito" e perguntou se eu dava muita cenoura ao rapaz, eu respondi que cenoura nem por isso mas que dava abóbora, então referiu que era de evitar dar nos próximos tempos...
E pronto, aqui está um breve relato, do último mês. Este mês, o Vicente vai passar por algumas provações... ou seja ir a uma festa de aniversário amanhã e na semana que vem ir a um casamento, vamos lá ver como se porta...


Jokas a todas
Sandra C.

P.S. - Assim que a aplicação do Slidder estiver Ok, colocarei aqui algumas fotos do Vicente!
Para a Carmo, tal como te confirmei nós pretendemos ir ao encontro de pais no dia 15 de Maio.
Depois diz mais alguma coisa, a que horas é, se é preciso levar alguma coisa, etc...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Umas férias.... em casa! (Parte II)

No domingo levantei-me eram 7h30, para começar a arranjar as coisas para o almoço de aniversário do Carlos. O Vicente dormia profundamente, fresquinho a respirar bem...
Entretanto acorda, o Carlos faz-lhe o aerosssol, bebe o leitinho dele, passa o dia todo bem, não dorme lá grande coisa, mas achamos normal, dado à excitação de ter os avós e os tios em casa!
Chega à noite, o Vicente janta, chega à hora de ele dormir e nada (isto já depois de fazermos o aerossol). Estava muito agitado, posso dizer até que histérico, extremamente bem-disposto. O Carlos chegou a comentar que ele parecia alucinado. Já passava das duas da manhã, quando paramos de tentar adormece-lo e fomos de novo para o hospital com ele. No caminho quase que adormeceu... quando lá chegamos, a única médica de serviço viu-o e quando nos perguntou o porquê de lá irmos e lhe explicamos que ele estava muito excitado, a resposta dela foi que isso era normal, pois o Ventilan faz alterar o ritmo cardíaco, ora obrigadinha, isso já sabíamos nós, por isso resolvemos ir ao hospital. Básicamente senti-me como se me estivessem a passar um atestado de burrice. Ficou então combinado, que lhe faríamos 3 aerossóis, mas o último não lhe íamos colocar o Ventilan. Ela auscultou-o, confirmou a bronquiolite, ainda que ligeira, pois ele até respira bem... quanto à febre tínhamos de aguardar até quarta-feira, se continuar a fazer febre tem de voltar a ser observado.
Ontem estivemos em Tomar com os meus pais, passou o dia bastante bem , mas ao fim da tarde voltou a fazer febre.
Hoje esteve bastante bem disposto, fomos passear, suou bastante e mudamos-lhe a roupa sempre que isso acontecia, não fez febre, comeu bem, agora vamos ver amanhã...
Enfim, como podem ver estão a ser umas férias mesmo à maneira... éramos para ir até ao Norte, mas assim ficamos cá por baixo. Pode ser que ainda vamos até à prainha, a propósito hoje compramos-lhe uns calções de banho muito giros!

Jokinhas e desculpem o testamento...
Sandra C.

Umas férias.... em casa! (Parte I)

Olá! Não me vou repetir a pedir desculpas por não ter sido muito assídua a dar visitas, nem a comentar os vossos cantinhos...
Como já entenderam estamos de férias esta semana, éramos para ter ido para o norte, mas acabamos por ficar em Lisboa, porque Vicente está de novo com bronquiolite... mas desta vez uma bronquiolite uma bocado estranha... durante a semana passada limpamos-lhe o nariz todos os dias saia sempre ranhoca amarela, mas não tinha nem uma única queixa de tosse nem nada. Sempre bem-disposto, nada previa o que aconteceu no sábado.
Então foi assim:
No sábado, o Carlos jogava à noite e então preparamos as coisas (compras, limpezas, etc), para no dia seguinte estar tudo em andamento, pois o maridão fez anos nesse dia!
Depois de ter dado o jantar ao Vicente e de ter achado que ele não quis comer muito (não estranhei, pois ele tinha lanchado bem papa, pelas 18h00). Depois de lhe dar o Trimetropin, vi que ele estava a ficar com sono, mas também tinha expectoração Limpe-lhe o nariz... e então começou a "festa".Pois para além de detestar que lhe limpem/aspirem o nariz, o Vicente estranhamente estava estranho, para além chorar, começou a ficar muito mole, com dificuldades em respirar e eu sozinha em casa, sabia que não adiantava de nada ligar ao Carlos, resolvi ligar aos meus cunhados. Acreditem que descrito desta maneira, parece uma situação normal em que ele podia estar a fazer birra... mas acreditem que foi um susto daqueles. Medi-lhe a febre e nada de especial, acho que nem chegava ao 37º.
Como ele chorava tanto, ainda pensamos que pudesse ser cólicas e ai vai de estimular o rabiosque com cotonete... e nada.
Só estava bem, sentado no nosso colo, com a cabeça encostada a nós.
Lá decidimos ir para o hospital, quando lá chegamos e antes de entra para o elevador, oiço o Vicente a querer tossir, quando vou a ver, todo ele era um vómito (desculpem dizer desta maneira, mas é a verdade). Demos entrada nas urgências, na triagem tiram-lhe a febre e qual não é o meu espanto, quando me dizem 38,5º, acreditem que fiquei com a maior cara de parva!
A médica viu-o (garganta, ouvidos, auscultou-o) e resultado... bronquiolite once again!
A médica mandou por o saquinho do chichi não fosse ser infecção urinária, fomos fazer um aerossol e RX e viemos para casa, com ventilan, atrovent, bénuron alterado com Brufen.
Chegamos a casa, eram duas da manhã e já nos deitamos passava das três.
(Continua no próximo capítulo...)

sábado, 24 de abril de 2010

Hoje fiquei feliz...

... pelos meus amigos Viviane e Carvalhais. Em principio vem ai uma menina!
Viva! Viva, vou ter uma "sobrinha emprestada"! Já vou poder comprar sainhas e fitinhas para o cabelo... quem sabe não virá a ser uma futura candidata a ser namorada do Vicente!
Em baixo fica uma brincadeira...
Se for menina será assim...


















Se for menino será assim...

Um beijinho muito grande...

Sandra C.

P.S.- Já pensaste naquilo que te falei?

domingo, 18 de abril de 2010

O Vicente e a comida...

Olá, ontem andei a ver os vossos blogs e vi no blog da Cegonha 2009 um post sobre a diversificação alimentar.

Então lembrei-me que já andava para fazer este post já a algum tempo.

O que come o Vicente?

Neste momento o Vicente para além da sopa (já tento que não seja tudo passada, já come papa com gluten, alternado com iogurte com bolachas e fruta (um dia uma coisa, no outro...) Leitinho toma só de manhã e ás vezes à noite antes de dormir(o que é raro...)
Quanto às sopas, neste momento como ele anda um bocado preso de intestinos, tento dar-lhe as sopas com o máximo de verde possivel, espinafres, agrião, couve-chinesa, só não lhe ponho lombardo, porque um dia destes fiz e ele não gostou. Costumo usar também abóbora (muita), feijão verde (quase sempre), courgete com casca (é bom para ajudar o intestino), beringela, chuxchs, cenoura, alface, já experimentei milho e ervilhas e ele gostou, raramente coloco batata-doce.
Coloco sempre um pouquinho de sal e no fim azeite.
A Carne, dou-lhe frango, peru e vitela e também peixe, pescadinha...
Este fim-de-semana tentei lhe dar peru passado depois de cozido com a sopa, mas fica muito seco (a quem já dá a "xixa" fora da sopa como faz?
Quanto á frutas, dou-lhe pêra, maçã, pero (quando encontro ) e já experimentei dar-lhe um morango e ele aceitou muito bem e hoje experimentei passar a polpa de meia ameixa com a maçã e ele comeu muito bem. De qualquer maneira a predilecção dele chama-se banana. Quanto aos lanches em dia de iogurte, com o preparo a papa é assim: São 5 a 6 bolachas Maria passadas no 123, a fruta crua passada (meia pêra e meia maçã, ou uma maçã pequena e um bocadinho de banana).
Nesta semana que passou, começei a dar-lhe banana ás rodelas e talhadinhas de maçã e pêra cozidas e ele adora!
Quanto ás receitas das sopinhas, se quiserem posso deixar algumas aqui.

Jokinhas grandes a todas...
Sandra C.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Nós por cá...

... vamos andando! Não tenho andado muito por aqui, porque quando me sento muitas vezes já passa das 23h30. Assim que aqui me sento, começo logo a pender com sono!
Sei que ainda vou ao Facebook, mas assim que lá entro começo logo a "bater com as pestanas no portátil" e ainda agora faço menos duas horas de trabalho, o que não fará quando começar a trabalhar as 8 horas completas...
O Vicente está óptimo, pesadão, já dá as mãozinhas para pedir colo, tem andado muito meiguinho a fazer festinhas na nossa cara e a dar "xi-xões" muito apertadinhos... tão bom!
Ri-se muito, de manhã ainda a dormir já se está a rir quando o queremos acordar... adora que lhe "apertem" os ombros e que lhe "cocem" as costas, desmancha-se todo!
De resto fora o cansaço, ando tudo nos conformes!

Jokas grandes a todos...
Sandra C.

domingo, 4 de abril de 2010

Uma boa Páscoa a todos...

Olá, hoje sou eu que aqui venho para desejar uma boa Páscoa a todos e para contar algumas novidades.
Não sei se a mamã já contou mas eu adoroooo tomar banhoca e então desde que descobri que
podia usar as minhas mãos para dar banho a tudo o que está em meu redor... melhor ainda.
Na sexta-feira tomei banho, na casa da avó num alguidar e foi uma festa!!
Também adoro coisas que façam muito barulho, como o papel do ovo de chocolate que os padrinhos me deram. Também recebi um télélé dos de brincar, isto porque no outro dia a mãe deu-me o télélé dela quando o pai estava a ligar e fiquei todo contente com aquilo a cantar
"Avião sem asa, fogueira sem brasa... sou eu assim sem você!!"




Estou a aprender a lavar os dentinhos (ou melhor as gengivas e a língua).





Estou de novo com bronquiolite, desta vez devem ser os dentitos que estão ai a vir... então estou um bocadinho rabujento!
Tenho feitos uns trabalhinhos muito giros na escolinha (pinto com os dedos das mãos e dos pés), agora pela Páscoa trouxe um coelhinho que está pendurado no meu móbil e também um cartão para o Papás! Tenho falado muito (blá blá, brá brá, papapa, mamama, pupa, buuu....)
Enfim, tudo a correr sobre rodas!...
Então um resto de boa Páscoa, muitos beijinhos ás meninas e abraços aos rapazes!
Vicente