quarta-feira, 1 de junho de 2011

O dia de todos nós…



Hoje é dia Mundial da Criança, é o dia de todos nós pois todos nós de uma maneira ou de outra já fomos crianças (enquanto fomos pequenos) e alguns de nós ainda o são (que ainda tem a capacidade de brincar e deixar o seu pensamento voar, pelas asas dos sonhos).
Infelizmente muitos de nós vão perdendo essas capacidades com os tempos, vão esquecendo como é bom poder andar livremente num campo cheio de flores, de como brincar no chão é bom, de como pisar uma poça de água e sujar a roupa é bom, de como sonhar com fadas e seres de outros planetas um dia já fez parte da nossa vida.
Nos dias que correm quem é pai ou mãe, tem uma tendência de querer o melhor para os seus filhos , não que os nossos pais não quisessem também, mas as prioridades eram diferentes.
Em todas as épocas os pais tiveram a tendência de querer fazer dos seus filhos um espelho de si, muitas vezes obrigando as crianças a fazer o que um dia quiseram eles próprios ser ou fazer, esquecendo de ouvir estes pequenos seres, que parecendo que não, já tem uma opinião a dar.

O nosso papel de pai, mãe e educadores é encaminhá-los, não obrigá-los, é elucidá-los e mostrar-lhes novos caminhos, não enclausurá-los nos caminhos que achamos ser o melhor para eles.
No dia de hoje, sente-se com o seu filho/a brincar, deite-se no chão e rebole com eles pela relva ou pela areia da praia, brinque de macaquinho do chinês, faça cair essa máscara de adulto e seja criança de novo!

1 comentário:

Diga lá o que pensa...