sexta-feira, 31 de julho de 2009

Já cheguei...

A todos os que nos visitam, aqui fica a minha primeira foto... Nasci às 15h04m com 3,7Kg e dizem que sou um bebé grandinho ;)


Os papás Sandra e Carlos vão dando noticias!


Agradeço os comentários das mamãs e acompanhates, beijinhos do Vicente...


quinta-feira, 30 de julho de 2009

Nós vamos ali... e já voltamos!


Imagem in http://bocaberta.org/2009/01/fotos-de-bebes-e-recem-nascidos.html

Apesar do avançado da hora e de estar assim um bocado a cair de sono e de cansaço, não podia deixar de vir cá, deixar umas breves palavras.
Está a chegar a hora! Está a chegar a hora X, de provar de que massa somos nós feitos, se perante algo tão diferente a entrar de rompante nas nossas vidas, se estamos preparados para o receber (não é bem de rompante, foram quase 9 meses de preparação, mas sinceramente... acho que só amanhã quando o tivermos nos braços é que vamos ter noção da realidade!)
Amanhã, vai ser o dia de olhá-lo de frente e dizer-lhe:

- Olá, somos os teus pais! De hoje em diante podes confiar em nós, pois tudo faremos para te proteger, mesmo que ás vezes não pareça...

O ser mãe e pai, não será mais a brincadeira que em pequenos tínhamos de brincar ás casinhas, da hora de o termos nos braços em diante, somos responsáveis por uma vida, para já pequeno, algo indefeso, mas será que já vem com a tal personalidade de que falo muitas vezes?
Acho que já me ouviram falar disso algumas vezes, acho que os recém-nascidos já nascem com vincos de personalidade muito marcados, os traços de cara muito vincados!
Será o Vicente assim? Será parecido connosco (quem ler isto até pode pensar, esta fulana é maluca, até parece que está a falar de um filho que não está na barriga dela? Mas muitas vezes é o que acontece, quando nasce, o bebé não é parecido com a mãe nem com o pai, apesar de cada lado da família, dizer: - Ai é mesmo parecido com a mãe/pai quando nasceu!)
Enfim... seja o que Deus quiser.
Nós cá estamos para te receber, de braços e corações abertos!
Mil beijos para todos e todas os que nos acompanham que tem acompanhado desde o inicio desta aventura.
Façam o favor de se sentar, agradecemos que desliguem os telemóveis e aparelhos electrónicos, para que o seu uso , não prejudique a normal actuação do pequeno actor.
O espectáculo vai começar!
Sandra C.
P.S.- Alguem virá cá dar notícias, em principio será o Carlos, mas vocês iram saber de alguma maneira!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sonhar a mais...

Imagem in http://fuzarcadedoido.blogspot.com/
É o que têm acontecido nestas últimas noites...
Primeiro sonhei com o famigerado toque, que por acaso nem sei se o vou ter. Alguém me sabe elucidar sobre tal coisa, uma vez que vai ser cesariana?
Ontem foi a vez do leite, sonhei que o Vicente recusava o meu leite e que eu ficava muito triste!
Também tive no outro dia um sonho com muitos bebés pequeninos, lourinhos e eu não sabia o que havia de fazer com eles... mas o que mais me impressionou, foi ter sonhado com um, quase sem cabelo, mas lourinho e a carinha dele/a era igual à minha mãe. O que isto têm de impressionante? É que a minha mãe foi operada vai fazer dois anos em Novembro e eu fui das primeiras pessoas a vê-la quando acordou da anestesia, então na altura fartei-me de chorar porque foi muito estranho ver ali a minha mãe, quase sem dar cor dela, muito amarelita, parecia mesmo que nem era ela e então a carinha do bebé com que sonhei era assim... nesse dia acordei toda alterada!
Esta noite, não sei se foi da emoção do espectáculo de ontem, deitei-me, mas nem meia hora estive na cama, acabei por vir para a sala ver televisão e voltei-me a deitar seriam quase 5 da manhã... e ainda tive tempo para ter dois sonhos, qual deles o pior!
Mas desta vez não teve nada a ver com bebés e partos, etc... mas foram maus na mesma!!
Esta última noite como será??

terça-feira, 28 de julho de 2009

O Selo que a mamã Carmo nos deu...


Quem nos deu a prendinha foi então http://mundodasmaes.blogspot.com/.

Eu vou então partilhar isto com:

1- http://meus3pequenos.blogspot.com/

2- http://acozinhadamaria.blogspot.com/

3- http://crazylittlebaby.blogspot.com/

4- http://claudiacaporcasa.blogspot.com/

5- http://era1vez1vida.blogspot.com/

6- http://mundodefantasya.blogspot.com/

7- http://nobosquedasfadas.blogspot.com/

8- http://eseuvoarestanoite.blogspot.com/

9- http://www.sombrasminhas.blogger.com.br/

10- http://viajandoevivendo.blogspot.com/

Jokas

Sandra C.

As estrelas do quarto do Vicente!

Isto foi dificil, mas agora já está! Finalmente... agora já só falta levar os cortinados para ser feito uma pequena bainha...
Como vos disse no outro post... ontem foi mesmo o "vai ou racha"! Fiquei cá com uma dor no rabiosque... mas já passou!
Ainda aconteceram uns percalços pelo caminho, tipo o Sr. Leão ficou com uns sinais muito sexys na cara (o pincel com tinta preta escorregou-me da mão), mas isto é mesmo assim, parece que quanto mais cuidado se têm, pior acontece!
Também estão aqui as fotos dos autocolantes que mandamos vir para o quarto, ficarm muito giros, mas os "sacaninhas" descolam-se cá com uma facilidade (as extremidades).

O último fim-de-semana "sózinhos" - Parte II



Olá a todos! Ontem andei desaparecida, mas por uma boa causa. Estive a pintar os cortinados do quarto do Vicente! Foi cá uma estopada, começei eram 10 horas, almoçei eram 15horas e acabei já eram quase 20horas, mas acabei!
À noite ainda andamos a colar os autocolantes (stickers) nas paredes do quarto.
Mas isso fica para o próximo post...
Quanto ao fim-de-semana, foi giro, ainda passeamos um bocadinho, no sábado como vos disse jantamos no Angelus, uma massa de trás da orelha!
No domingo, ainda fomos até ao jardins da Expo, tivemos lá à sombrinha, estava fresquinho por lá, ainda quis dormir, mas a toalha de praia na relva escorregava!
Aqui fica as recordações deste último fim-de-semana...

sábado, 25 de julho de 2009

O último fim-de-semana "sózinhos"!

Pois é, ainda há pouco é que me lembrei, este vai ser o último fim-de-semana, só para nós os dois! Estamos um bocadinho cansados, mas bem...
Eu continua com os pés mega inchados, o Carlos cansado, da semana que passou e agora com um bocadinho de nervos à mistura, mas ainda montamos o berço (só o berço, ainda não colocamos lençois nem nada), mais a mais que pensamos em colocar o Cicente a dormir na alcofa nos 1ºs tempos...
Hoje de tarde, fomos à Feira do Principe Real, comprar o sling do Vicente, muito giro, com animais da quinta, fundo de ganga azul escuro e por dentro cor-de-laranja da http://www.bebeboom.blogspot.com/, já tinha experimentado nas Barigas de amor e fiquei convencida!
Gostei da Feira, para além da parte de Antiguidades, tinha uma parte com artesanato, muitas coisas giras (roupa diferente, bijuteria, etc), perguntei-me se teria paciência para estar ali um dia todo??
Mais daqui a nada, vamos até ao Angelus Pizzaria. aqui ao pé de casa jantar (acho que também merecemos, não??)
Antes de ter o Vicente, adorava ir ver o espectáculo do La Féria, "Piaf" (eu sou mega fã de Edith Piaf), mas já tirei isso da ideia...
Quanto a contrações, nada de extraordinário, acho que já as senti hoje, mas nada que incomode!

Jokitas a todas...
Sandra C.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ctg, consulta e o resto também...

Acho que o Blogger dá-lhe a travadinha de vez em quando, já tinha o post quase todo escrito e assim tipo passe de mágica, sumiu-se tudo!
Ok, ai vamos nós outra vez... Então, eram 3h30 da manhã e andava eu ás voltas na cama, levantei-me, ainda vim lavar uma loiça que tinha na banca e então o ambiente desta noite era o seguinte:
- A bebé (de semanas) da vizinha do lado chorava
- Tinha um cão que uivava
- Do lado da casa-de-banho tinha um gato pequenino a miar!

Portanto, estão a ver a coisa... Já passava das 4 h quando voltei a deitar-me. Eram 6h30 e já andava eu em guerra com os lençóis e as almofadas, preferi levantar-me e vir-me arranjar, entretanto saímos de casa.Tinha CTG marcado para as 8h30, o Carlos foi buscar as análises, enquanto esperava que me chamassem, comi uma bolacha doce, para ver se acordava o Vicente, mas ele não ligou lá muito (acho que vai sair a mim...). Lá me chamaram para medir a tensão, que provavelmente devido a alguma ansiedade por ir fazer o CTG, estava um bocado alta, pesaram-me e... então... ganhei a medalha...... perdi meio KG numa semana. Yes! Grande festa!!Quanto ao CTG, lá a barriguita ficou ao ar, a enfermeira colocou as faixas, mas o Vicente queria esconder-se e não deixava ver onde estava o coraçãzinho, mas a enfermeira conseguiu encontrá-lo. É tão giro ouvir as batidas durante um bocado, parece música!! Quanto a mexer-se isso é que não lhe estava a apetecer muito, quando a enfermeira voltou, deu-me dois rebuçados, mas ele continuava sem muita vontade, ainda lhe fiz festinhas onde ele tinha a cabeçita, o Carlos também tentou, mas ele nada. O que eu sentia sim, era uma impressão cá nas partes baixas... então chegou lá uma outra enfermeira, perguntou como estavam as coisas e eu disse-lhe que ele devia querer dormir e a resposta foi:
"Mas nós vamos já acordá-lo, assim que mexeu na barriga, foi quase imediato, senti-o lá em baixo com os pés, em cima com a cabeça e a impressão passou mesmo a dor ainda que suportavél...
A enfermeira voltou a medir a tensão e a resposta foi: "Agora já estou a gostar mais... assim a tensão está muito melhor...", já estava normalizada e tinha baixado!
Ainda lá estivemos mais um bocado, no total meia-hora, mas ele teimava em não mexer muito (ou pelo menos nós achamos isso), mas tudo ok!
Lá fomos então para a consulta e a previsão do que senti confirmou-se, já estou com contracções ainda que pequeninas... o Dr. esteve a ver a última eco, depois veio ver a barriga e confirma-se que ele está da mesma maneira.
Viu as análises, disse que estava tudo ok! E então passamos aos finalmente, marcação da cesariana, o Dr. ligou para o bloco, mas antes pôs-se com um ar muito sério a olhar para nós e saiu-se assim:

- O que acham de marcar para quinta-feira, dia 30?~
- Dr. por nós, o dr. é que sabe...
(Porque neste momento sinceramente, não nos importamos e com as contracções a começarem, vamos lá ver se não lhe apetece mais cedo...)

Então ficou marcado para dia 30, a única questão que não entendemos é:

E se lhe apetecer dar a volta? O parto vai ser feito também naquele dia?
Não questionamos isso ao Dr. João, mas sinceramente não nos parece muito que isso vá acontecer!
Então, quinta-feira, dia 30, pelas 10h00 dou entrada na CUF das Descobertas, para o Vicente vir conhecer um novo mundo!!
E as novidades são estas... quando sai da consulta, ainda encontrei uma antiga colega e amiga que também está a ser seguida pelo mesmo médico!
Fiquei feliz de te encontrar Xana, estás muito gira com a barriguinha de 6 meses, também de um Vicente!

Jokinhas a todas...
Sandra C.

Mais logo, vamos ao doutor!

Vamos ao doutor, fazer o 1º CTG e levantar as análises de segunda-feira!
Pelo sim, pelo não a mala (as malas) vão connosco! Mas é mesmo só por precaução...
Torçam por nós e para que aqui a je não tenha engordado mais 3 ou 4 Kg ...

Jokitas e até mais logo! Vou ver se durmo...
Sandra C.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Chiça!! Penico!!

Esta são as palavras que me saem quando penso numa coisa chamada depilação...
Que foi o que hoje fui fazer, apesar de não ter os pelos muito compridos, doeu como tudo, mas antes assim, do que quando for para a maternidade, aparecerem com um lâmina (qual objecto de tortura) para me cortarem os pêlos, é que nem pensar nisso!
Também arranjei os pézitos, coloquei só verniz branquinho, quase transparente...
Agora tão depressa, não quero ouvir falar em depilações! Se não ainda bato em alguém....
Chamem-me lá mariquinhas, chamem... eu sei que sou!

Ainda estive com o meu irmão, cunhada e sobrinhos... tá tudo em pulgas para ver o Vicente!!

Jokinhas e até mais logo...
Sandra C.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Que dia mais esquisito...

Agora até chove e tudo... será que estamos em Julho? Isto é mesmo o tudo ou o nada...
Bem, hoje já acabei de fazer a mala, ou melhor as malas, acabei por dividir as coisas do Vicente para outro saco, já fervi chuchas, os protectores dos mamilos, aproveitei e fervi também as tetinas e os biberons (espero bem não os ter de usar já!).
Alterei uma das mudas suplementares, mudei para umas calças sem pé, juntei umas meias e umas botinhas...
Já coloquei um saco extra com mais 6 fraldas, para além das duas que cada muda leva. Já coloquei as minhas Tena e os discos, o gel de banho, o shampôo,o creme para o corpo, agora só falta mesmo ir à farmácia comprar o creme para o peito, ainda estou em dúvida qual compro, se o Gretalvit, se o Purelan (penso que seja assim que se escreve...), a mamã Sílvia aconselhou-me o último, pois não tem que se limpar sempre que vamos dar de mamar. Depois decido...
Os chinelos para o banho vai ser das últimas coisas que lá vou por, pois ando com eles em casa, assim como escova do cabelo e pente! Agora vou dizer uma coisa que já sei que vou ser criticada por isso, mas não me importa, vou levar o meu Kit de maquilhagem de fim-de-semana... porque apesar de serem três dias, pelo menos no dia que sair, quero estar apresentável, não com ar de morta-viva, pois é assim que eu fico quando ando sem maquilhagem...
Ainda ando a cuscar aqui a net, à procura de um fundo bonito e diferente, pois estou a pensar voltar a ter as minhas bijus à venda, então queria fazer um cantinho bonito, mas ainda estou muito indecisa...
Sempre era uma maneira de ganhar alguns trocos... Sim, eu sei que não vou ter tempo quando o Vicente nascer, mas tenho algum material pendurado e tenho algumas outras coisas feitas já com cores para o Inverno.
As meninas já sabem se gostarem de alguma coisa que virem, digam-me...Ok??

Jokinhas e até mais logo!
Sandra C.

P.S.- Agora vou fazer Bacalhau à Braz para o jantar (não é muito dos meus pratos favoritos, mas vou fazer a surpresa ao Carlos!)

terça-feira, 21 de julho de 2009

Hoje foi o último dia do curso...

Imagem in http://www.pregnancy-information-guide.com
... no fim foi estranho, acho que já nos estavamos a habituar a todas as terças-feiras áquele bocadinho. Foi estranho também porque uma das mamãs não veio, ninguém sabe de nada, será que já foi para a maternidade?
Hoje foi mais uma sessão de esclarecimentos de dúvidas, descontrair um bocadinho...

Dei por mim a pensar que se tudo correr como é previsto faltam 10 dias para o Vicente nascer!
Pois é, todos os dias digo que vou arranjar o que falta na mala, mas de amanhã não vai passar mesmo! Na sexta temos consulta e pelo sim pelo não, vou levar a mala no carro, não vá o Dr. João achar, que por algum motivo vamos ficar por lá!

As análises do dia de ontem!

Ainda não tinha aqui passado para contar. Já está, tive de voltar a fazer o exame da glicemia e ficar por lá uma hora quietinha (eu sempre pensei que não fosse fazer, uma vez que a 1ª análise estava tudo Ok, mas enganei-me...)
Depois a parte que eu mais gostei, ´quem já fez já deve mesmo estar a imaginar qual é... a parte dos cotonetes (e que cotonetes) aqui por sítios mais resguardados, só sei vos dizer que ao terceiro e último mandei um pulo da marquesa e o comentário foi: "Ó minha santa Mãe...", é que até vi estrelas... passando à frente!
Lá fui comer qualquer coisa e vim para casa, pois os meus pais vieram fazer uma visita de médico, aproveitaram vir a Lisboa para resolver uns assuntos e almoçaram cá comigo.
Tive a mostrar-lhes o quarto do Vicente e estava a mostrar à minha mãe a cinta do pós-parto, quando qual não é a minha surpresa quando vejo, que a faixa tinha um alarme cinzento, daqueles grandes lá agarrado! Juro!! Agora como é que eu sai da loja com aquilo e não apitou?
Não que me apetecesse muito, mas de tarde lá sai para ir à loja para resolver o assunto, assim que entrei na loja "Tititititititit...." (como diz o outro, parou, parou, parou!) Eu comecei-me logo a rir, claro está!! Mas tudo se resolveu...
Ainda dei uma volta para ver os saldos, mas não vi nada de especial, nem para o Vicente, nem para mim... acho que a altura dos saldos é terrível, parece que não se encontra nada, pois as lojas mais parecem feiras (atenção eu gosto de feiras, mas as lojas parecem ainda mais caóticas).
E foi assim mais um dia!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

As coisas para fazer, incluindo o resto da mala...

Imagem retirada da página http://blogdosbes.blogspot.com/

Esta semana, tenho algumas coisas para fazer, tentar pintar os cortinados do quarto do Vicente entre elas acabar de fazer a mala, pois ainda não está toda completa, ainda falta lá colocar pelo menos uma chucha e a corrente, já que falo nisto alguém me pode explicar, uma vez que não tenho ainda esterilizador, como é que faço com as chuchas do Vicente, fervo água e deixo lá estar dentro um bocadinho, compro sabonete neutro e lavo bem as chuchas? Alguém sabe?Ainda me falta colocar a escovinha, a caixinha do protector da chucha, as cuecas da Tena para mim (já as comprei), os discos de amamentação e os de borracha, falta-me comprar o Gretalvit depois lógico que me falta fazer o necéssaire com os meus produtos de higiene...Será que me está a faltar alguma coisa?

Encontrei isto sobre as análises do 3º trimestre

Retirado da página http://familia.sapo.pt/johnson/calendario_de_gravidez/perguntas_frequentes/829656.html

"De acordo com a sua situação, poderão ser solicitados os seguintes exames ou análises:
• Hematócrito/hemoglobina. Esta análise ao sangue relativa à anemia será realizada no terceiro trimestre. (Se tiver efectuado esta análise quando efectuou o teste da glicemia e se os resultados tiverem sido normais, é possível que não tenha de repetir agora.)
• Rastreio da diabetes gestacional. Se o teste da glicemia tiver sido normal no segundo trimestre, já não precisa de fazer mais nada. Contudo, se ainda não tiver feito este teste, ou se o teste tiver revelado resultados anómalos e ainda não tiver efectuado o teste de tolerância à glicose, esta é a altura para fazê-lo.
• Rastreio de anticorpos anti-Rh. Se o seu sangue é Rh negativo, o rastreio dos anticorpos será repetido (normalmente ao mesmo tempo do teste da glicemia) e, às 28 semanas, receberá uma injecção de imunoglobulina anti-D. Esta irá impedir o desenvolvimento de anticorpos que constituiriam um risco para o bebé se parte do sangue do bebé entrasse na sua corrente sanguínea durante este trimestre.
• Análises a infecções sexualmente transmissíveis. Se o seu risco de contrair estas doenças for elevado, o seu médico realizará culturas do colo do útero para detectar clamídia ou gonorreia e solicitará uma análise ao sangue para rastreio da sífilis. É sensato fazer igualmente a análise para o VIH, caso haja alguma possibilidade de o ter contraído desde a primeira análise.
• Análise ao estreptococo do grupo B. Entre as 35 e as 37 semanas, será submetida a uma análise que pretende verificar a existência de estreptococos do grupo B (SGB) na vagina e no recto. Se as culturas tiverem resultado positivo, não receberá tratamento de imediato, dado que o tratamento precoce não constitui garantia de que as bactérias não possam regressar. (Se tiver dado anteriormente à luz a uma criança com SGB, pode não fazer esta análise, dado que, de qualquer forma, receberá antibiótico aquando do parto.) "

Amanhã vamos ás "picas"...

Amanhã de manhã, lá vou eu fazer as últimas análises do 3º trimestre, alguém me sabe dizer se vão repetir o teste da glicémia? É que eu nos últimos dias tenho andado um bocado estranha... tipo começo a comer e passado um bocado a comida sobe-me cá a cima (como se fosse para vomitar), hoje aconteceu-me isso ao jantar, ontem ou na sexta aconteceu-me depois do jantar, para além de me andar a engasgar imenso (ir para o goto), esta noite engasgei-me com saliva, depois começo tossir feita maluca, agarrada à barriga! Eu já tinha esta questão do goto, mas nos últimos dias têm sido de mais...
Amanhã fazemos as 36 semanas... logo os 9 meses, certo??
Ontem estive a medir a minha cintura e o perímetro da barriga e os resultados foram então:
Cintura: 1,14 cm
Barriga: 1,28 cm

Sandra C.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Hoje foi dia de Doutor...

Imagem in http://amagiadonossoamor.blogspot.com
... e levei a cabeça! Neste momento estou com 95 Kgs (foram 7 Kgs em 3 semanas), juro que me ia dando uma coisa! De qualquer maneira, o médico admirou-se com a minha tensão, relativamente baixa.
Quanto ao Vicente parece que já mudou de posição, ou seja parece que já não tem o rabiosque lá em baixo, agora parece serem os pés! Tem a cabeçita mais ou menos no mesmo sitio, mas do que entendi, agora estará com a cara virada para o meu lado direito (visto de cima), o resto do corpo estará do meu lado esquerdo. Mas está tudo bem...
Falamos com o Dr. sobre o parto e a questão de ele ir de férias, como se iria fazer? Como tinha consulta no dia 31 de Julho, vamos adiantar a consulta para a próxima sexta-feira e no caso de ele continuar sem dar a volta, a cesariana vai ficar marcada para dia 31 de Julho (o fim das 37 semanas...)
Falei-lhe da barriga que fica bastante rija, de sentir algumas pontadas na boca do corpo (tipo quando vem a menstruação), a explicação foi que isso seria o corpo a preparar-se para o parto (mesmo sendo este supostamente cesariana)
Agora vamos esperar pela próxima sexta-feira...
Jokitas a todas...
Sandra .

terça-feira, 14 de julho de 2009

Vamos ajudar os nossos bebés a virarem-se?

Este post é para quem ainda tem o seu rebento sentado, sem ter virado...
Encontrei estes exercícios no blog http://gravidasemforma.blogspot.com , então vamos lá:
Estes exercício encontram-se no livro da Janet Balaskas:
"1- A gravida deve de ficar em posição de cachorrinho (de quatro) por 10min., várias vezes ao dia.

2 -Deitar a gravida numa pilha de livros, colocando-os por baixo do rabo, e permanecer nessa posição por alguns minutos. Nesses exercícios as chances do bebe virar são muito grandes, algo em torno de 90%.

Outra dica, escuta o teu corpo corpo, conecta-te com o teu filho, medita e conversa com o bebe... Podes usar uma luz também, próximo da barriga, na parte de baixo, irá causar interesse no bebé fazendo com que vire. A partir da 37º semana há uma leve diminuição na quantidade de liquido aminiótico, é por isso que fica mais difícil do bebê virar, mas, não impossível. Antes disso, há bebés que ficam cefálicos durante o trabalho de parto."

E ainda exercícios no site da Ronnie Falcão, parteira americana:
"1- Deitar-se de costas (barriga pra cima) sobre uma tábua ou similar, usando almofadas .
O ideal é que essa diferença de altura seja de uns 40 graus, mais ou menos.
Praticar varias vezes ao dia.

2- Musica para o bebê. Coloca musica na parte baixa da barriga (próximo a bacia).

3- Coloca uma luz bem forte próximo a barriga, na parte de baixo. Ou até mesmo, entre as pernas. Pode ser uma abajour ou lanterna.

4- Conversa com o bebê. Pede a alguém conhecido, falando bem próximo a barriga, dizendo-o para se virar, de maneira suave e carinhosa, encostando a boca bem próximo a pele, na parte de baixo da barriga.

5- Se tudo isso não funcionar, pensa na possibilidade de realizar a manobra durante o trabalho de parto. Nesse caso, o médico aplica uma droga para relaxar o útero e com as mãos empurra o bebê, desvirando-o."

Ora vamos lá então ao exercícios, Carmo bora lá?.......... uhhhh, não me parece.
O que dizem as meninas?

35 semanas - Parte II

Ontem fomos ao cinema ver o Ice Age em 3D, ou seja alguém viu, (o Carlos e os meus sogros), porque eu vi o filme aos pedaços, tal era a “moca”…
Do que vi gostei muito, já tinha visto os anteriores e são muito giros…
Já comprei o soutien de amamentação, comprei na Pré-Natal, todo em algodão, muito simples tal como se quer… não sei se as meninas sabem, mas no Jumbo também encontram destes soutiens (são é copa C, tenho que experimentar um para ver a diferença entre a copa B e a C) e tem muito bom aspecto, se precisar de mais algum em principio é lá que vou comprar.
Por falar em amamentação, neste dias tem-me aparecido o peito húmido, não é muito, mas…. Anda mais alguém assim?
Na sexta –feira passada, resolvi fazer uma sessão fotográfica caseira, o resultado segue no próximo post… não é a mesma coisa que no fotógrafo, mas até ficou engraçado!

Jokinhas a todas…
Sandra C.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

35 semanas . Parte I

Agora, já não digo a mesma coisa, que dizia há umas semanas, que o tempo parece voar! Sinceramente, agora que estou em casa, parece que tudo passa devagarinho, de vez em quando vou dar comigo a pensar, que desejava mesmo era ter o Vicente aqui e agora! Acho que já andamos todos assim…
Quanto a mim, eu já quase não ando, balanço-me (rebolo-me é mais o termo…) a minha sogra quando me viu disse que a barriga já começa a pender, eu o que sinto é uma dor no fundo das costas, uma dor na virilha que não me deixa descansar de noite e os pés já não chegam a desinchar de um dia para o outro! Acho que as mãos, principalmente a direita também anda assim!
Quanto ao Vicente, nos últimos dias, anda muito activo, normalmente a esta hora, resolve brindar-nos com uma dose de pontapés, daquelas mesmo à maneira! No sábado mais parecia que estava zangado.
Hoje, para além de não ter dormido nada (estava calor esta noite, ou era só impressão minha?), o Sô Vicente achou que pelas 6h30 era uma boa hora para começar a bater, primeiro devagarinho e depois mais forte e sempre num sistema ritmado à porta da barriga, parecia que estava ele a dizer:
- Vá, toca a levantar, já dormiste muito, agora tenho fome!
Ainda me aguentei até ás 7h00, mas tive mesmo que me levantar, tomei o pequeno-almoço, mas não me fui deitar, fiquei a fazer uma encomenda que tenho para entregar.
Ontem a conversa foi igual, só que voltei para a cama, pois só faltava mesmo mergulhar a cabeça na taça dos Corn Flakes…
Hoje foi dia de visita à maternidade, devíamos ser pelo menos entre 10 a 14 grávidas, foi interessante, ter a noção do local em si, da sala de partos (deu-me um friozinho na barriga), da sala de recobro (no caso de cesariana), etc… ainda vi uma colega de trabalho que deve ter tido o bebé à poucos dias…
Achei piada dizerem, que não precisamos de levar fraldas para o bebé, que as disponibilizavam, mas eu como não me fio lá muito (desculpem lá sou desconfiada…), vou levar na mesma, não vá elas aparecerem-me no final da conta…
De manhã, liguei para o Centro de Saúde, pois tenho consulta de renovação da baixa, liguei para saber se tinha mesmo que lá ir confirmar a consulta, se podia fazer pelo telefone, a resposta da senhora para mim foi, qual era o problema em vir confirmar a consulta pessoalmente e eu quase a #$%& pelo telefone, disse-lhe muito calmamente, que o problema, é que estou quase em fim de tempo, que não é fácil estacionar o carro naquela zona e que tenho dificuldade em andar… Ahh, qual é o seu nome? Dei o nome, confirmou a consulta para amanhã ás 14hoo, mas no fim disse-me amanhã, tem que vir mais cedo, aqui ao guichet confirmar a consulta, não se esqueça não? Não, claro que não!!! (Isto não parece conversa de tolos???)…
Continua a seguir….

domingo, 12 de julho de 2009

O Curso dos três Ps...

Já aqui falei algumas vezes muito por alto do Curso de preparação para o parto, mas nunca especifiquei, como é, onde é, o que por lá fazemos, etc...
Então o nosso curso está a ser feito perto do Marquês de Pombal, no Family Center, no Edificio Studio Office, na Av. Duque de Loulé nº 123, 6º Piso.
Para além deste curso fazem também Child Yoga (para crianças dos 3 aos 11 anos), Yoga para Grávidas, entre ouros cursos...
Tomei conhecimento deste curso através da minha cunhada, pois as 3 pessoas que dão o curso neste local, trabalham e também dão este curso no Hospital da Luz.
Já tivemos 6 sessões, onde se falou até agora um pouco de tudo, desde o ínicio da gravidez, as alterações do nosso corpo, já passamos a fase de se falar dos vários partos , da respiração correcta a ter para aliviar dores e ajudar nas contrações, sempre tudo no espírito de entreajuda, num ambiente descontraido, somos acompanhados por duas enfermeiras, e uma fisioterapeuta.
Neste curso, somos três casais, o que torna tudo muito mais pessoal... partilhamos as nossas esperiências, têm sido enriquecedor!
Sei que nem todas as pessoas têm oportunidade de dispender dinheiro para cursos particulares, mas olhando a que os cursos dados pelos centros de saúde tem horários a maioria das vezes incompativeis com as nossas vidas profissionais, apesar de não ser barato, o resultado é muito positivo.
Terça-feira vamos ter a aula dos cuidados com os bebés! Os pais estão entusiasmados!!!
Se quiserem saber mais informações vejam a página http://www.familycenter.com.pt/index.html

sábado, 11 de julho de 2009

Já matei o desejo...

Esta imagem foi retirada do site http://www.churrosgarcia.co.uk/
... de farturas, melhor de churritos. Chegamos ainda à pouco das festas de Odivelas e tive mesmo de ir comer churritos, não se trata de desejos, mesmo não estando grávida gosto muito de farturas e churritos e é tão raro comer....


Jokas

Sandra C.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

As coisinhas do Vicente...

Olá! Aqui fica algumas das coisinhas do Vicente, como já vos tinha dito, ele herdou várias coisas com história, do papá, do tio e algumas minhas...
Aqui não dá para ver tudo, mas parte delas já vocês as conhecem!

Jokitas, até amanhã, esperemos que esta noite seja melhor que a última!




quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mais uma insónia...

Ora então são 3h25 da manhã, estou na sala para ver se deixo ao menos o Carlos dormir, pois estou com uma daquelas insónias!!
Já há alguns dias que não acontecia tal coisa, tenho andado bastante bem, acordava duas vezes por noite, para vir à casa-de-banho, mas hoje não dá!! Não tenho posição de estar, tenho a perna direita sempre a mexer.... que treta (para não dizer outra coisa..)
Apesar das horas, acho que ainda me vou enfiar de baixo do chuveiro quente para ver se descanso...
Entretanto aqui fica algo que possa ajudar...



quarta-feira, 8 de julho de 2009

As fotos das 1ºas roupinhas do Vicente

Olá! Tal como prometi aqui estão as fotos das roupinhas que já estão na mala...
Obrigado a todas pelos comentários. Sandra Silva, é claro que me lembro de ti, deixei-te uma mensagem no msn, quando puderes responder... até lá jokinhas!
Quanto ás roupas, eu para já vou deixar estar isto, como ainda vou voltar ao hospital para uma consulta, ainda tenho tempo de falar lá com alguém se isto chega ou não...
Já comprei os produtos de higiene para o Vicente, os cortinados em linho beije (simples, pois vou pintá-los...), hoje fui buscar o tapete tipo manta em laranja... e ainda consegui encontrar uma corrente para uma das duas chuchas...
Amanhã, deixo aqui mais algumas fotos!
Ao fazer a mala, reparei que as roupas do rapaz são quase todas azuis... apesar de adorar-mos as cores vermelho, também aprecio o laranja, mas tenho algumas peças com essas cores mas já para 3 meses!

Jokitas
Sandra C.





terça-feira, 7 de julho de 2009

Ontem estive a fazer a mala...

.... e estou com dúvidas, porque na lista que me deram na Cuf, falam apenas em 4 mudas de roupa, no entanto não sei bem o que isso quer dizer... passo a explicar:

  • Cada muda de roupa corresponde a um dia, logo no caso de uma cesariana, seram 4 mudas?
  • Para cada dia normal (sem ser cesariana) corresponde 2 mudas de roupa, logo eu para 4 dias terei de levar 8 mudas?
  • Em cada muda coloquei 2 fraldas, será o suficiente?
  • Só tenho um gorro e um par de collants, será o suficiente?
  • As mudas que levo, estou a incluir sempre ou babygrow, ou calcinhas com pé e ainda em algumas um par de meias, estará bem assim?
  • Para além de 3 fraldas (para usar quando estiver a dar de mamar, vou levar 2 babetes pequeninos, serâo suficientes ou não fazem falta nenhuma?

Amanhã ponho aqui as fotos, acho que agora tou mesmo é com sono... até mais logo!

Jokinhas

Sandra C.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fim das férias, fim-de-semana e muita correria...

O fim das nossas férias foi o que se chamar um corropio. Na sexta como já vos contei fui ao Centro de saúde, no sábado tiramos o dia para comprar algumas coisas que nos faziam falta, de manhã andamos à procura de uns stickers para por nas paredes do quarto, mas acabamos por não ver nada de concreto. Ainda estivemos no Continente, trouxemos o colchão, um protector de colchão e o escovilhão dos biberons, entre as compras para a semana. Estivemos no Ikea (finalmente consegui trazer alguma coisa de lá que me agradou, normalmente é uma viagem em vão...), trouxemos uma manta em tons de beije e castanho e uma almofada que neste momento não é para o Vicente dormir com a cabeça apoiada nela, mas vai servir para compor a decoração do berço e estivemos também no Leroy Merlin para ver se encontrávamos os cortinados, mas não vimos nada que nos agradasse, vimos foi um tapete, tipo mantinha de trapos muito gira, não a trouxemos, mas ainda vou lá buscá-lo.
Viemos almoçar e de tarde, foi até quase às 21h00, 1º fomos ao Toys'R'Us de Telheiras, para ver se encontrávamos a banheira com o suporte, chegamos lá havia o suporte mas não gostávamos das cores da banheira, fomos ver a roupa para a cama (protector do berço, edredon, etc...), mas não ficamos convencidos, viemos embora... para o Colombo.
Toys'R'Us de novo, desta vez era ao contrário, existia a banheira, mas não o suporte, trouxemos a dita cuja, o conjunto, para o berço (que inclui o protector do berço, edredon com mobile, lençol, manta polar, fronha, tudo em tom de cru e beije... depois eu mostro.) e mais um protector de colchão. Depois de pagar, solicitamos que telefonassem para Telheiras para reservarem o suporte da banheira, tudo ok!!
Seguimos para a Chicco (eu não sou muito adepta de marcas mas a Chicco está com promoções de até 40%, acho que vale a pena, não?), procurar as tetinas dos biberons (eu vou dar de mamar se tudo correr bem, mas não se perde em ter... fui ver da cinta e aconselharam-me a trazer a faixa (mais parece um colete de forças, seja o que Deus quiser!), experimentei o soutien de aleitamento, mas não havia no meu tamanho, ficou reservado e anda trouxe o o termómetro!
Andei a ver também os protectores dos mamilos, mas só existia em Small e Large, acho o Large mesmo muito large (lolol), estarei enganada? Vi numa outra loja, e também não há o Médium, digam-me lá como foi com vocês, como escolheram?
No domingo, de manhã, dormi até um pouquinho mais tarde, o Carlos foi buscar o suporte da banheira a Telheiras, ainda esteve a desmontar a cómoda e o berço, mas ele não vai ser montado no quarto do Vicente, vai ser só no nosso, porque se o montarmos agora, depois temos que o desmontar porque não cabe nas portas do quarto....
Ontem ainda fomos a uma loja no Odivelas Parque (onde compramos a mobília) e acabamos por comprar lá, o termómetro do banho, a escova e pente, a esponja natural para o banho e a tesoura... Depois ainda fomos um bocadinho até a uma festa que se faz todos os anos e o Vicente estava nas 7 quintas (supostamente), mexia e mexia, assim que ouve música ai está ele! Vai ser dançarino...
Durante todo o dia esteve bastante agitado, à noite então, foi uma festa pegada, comecei a preocupar-me um bocadinho, quando senti umas moinhas cá em baixo e não posso dizer que são os pés , dado à posição interessante em que ele está!
Este fim-de-semana não foi daqueles faceis, mas é bom ver as coisas (o quarto e os restantes preparativos a comporem-se e também os €€€ a fugirem da carteira...)
Desculpem o testamento...
Fica aqui uma foto das férias....

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Agora para descomprimir....

A minha amiga Sónia, enviou-me este anúncio, deixo-o aqui a quem possa interessar:

"Neste momento a NetCast encontra-se a realizar um Casting para a"Médis", onde será necessário uma mulher que esteja grávida de 6, 7 ou 8 meses (só se verá a barriga no anúncio). Serão necessários também 2 bebés:
Um recém nascido (com o máximo de 3 semanas) e outro entre os 5 e os 8 meses de idade!

O Casting será realizado nas nossas instalações na próxima 2ª feira, durante todo o dia e 3ªfeira, só da parte da manhã.
A filmagem do anúncio será no dia 10 de Julho.

Se conhecerem grávidas ou pais com bebés, que tenham interesse em participar, entrem em contacto connosco através dos seguintes contactos:
- 213931991
- (91) 8849400
- (93) 3860941
- (96) 8405225
- (91) 4591680
- (93) 3208935
- (96) 9575311 ou pelo mail@netcast.pt

Cumprimentos,

P´la NetCast
Diana Silva"

De baixa!

Tal como vos disse nos post anterior, hoje de tarde fui ao Centro de Saúde, entregar o atestado que o Dr. João me passou ontem para me passarem baixa por 30 dias... mas como estamos em Portugal e isto é tudo muito difícil e complicado, primeiro o Carlos teve de ir de manhã para apanhar uma consulta de recurso, antes das 7 da manhã, depois de tarde lá fui eu, o chegar lá, a médica atendia no 1º piso, mudou para o 2º, porque no 1º andavam em obras (a partir paredes, nós sentados e a levar com pedaços de tijolos, é só rir...).
Lá fomos para o 2º andar, era o nº 4, a Drª chamou-me, e como esta é a 2ª vez que lá vou e ninguém me fez um croqui, nem sequer o reconhecimento de área, andei ali uns quantos minutos a tentar abrir as portas todas a ver se dava com a médica! Quando dei, estava um paciente lá dentro, perguntei se não me tinham chamado, a resposta foi, chamei sim, mas este senhor, já o tinha chamado mas como ele não tinha ouvido.... De volta para a sala de espera!
Quando me volto a chamar, expliquei a situação, que estava a ser seguida por outro médico na Cuf das descobertas e que trazia então o atestado do médico para me darem baixa por 30 dias.
A resposta foi:
- Mas isso não pode ser assim, eu não lhe posso passar tanto tempo de baixa, agora, passo-lhe até dia 14 de Julho a contar de hoje, marca já a próxima consulta, e volta cá para eu lhe passar a próxima! Se não puder vir, pode sempre cá mandar alguém...

E eu a pensar, o Carlos vai trabalhar na segunda-feira, se eu na altura não puder, ora a quem é que eu vou pedir? Já sei, vou bater na porta do vizinho do lado e pedir que lá vá por mim!!!
Isto só mesmo em Portugal...
Lá vim com a baixa, dirigi-me ao balcão para marcar a consulta, mas isso foi outra aventura, tirei senha mas o problema é que a senhora que estava a marcar consultas, fazia isso e mais umas 10 coisas ao mesmo tempo. Entretanto chegou uma senhora, tirou senha e estava pronta para passar à minha frente, porque tinha um outro médico à espera dela e eu pensei... "E... vais ter que te aguentar porque a minha senha é 1º que a tua e além disso eu tenho prioridade..."
Não gosto de ser mázinha, mas este género de pessoas... eu a ser atendida e ela por cima do meu ombro a dizer o que a senhora do guichet tinha que fazer! Enfim...
Pronto... dia 14 ás 14h30 da tarde, lá vou eu, para me passarem mais uns dias de baixa... e vamos ver se já me vão passar até à data que é preciso! Mas não me posso esquecer, tenho que confirmar se a consulta está mesmo marcada, ou seja tenho de lá ir, tirar a senha azul e esperar que me confirmem!
O que vale é que não penso lá ir muitas vezes... ainda gostava de saber onde anda o Simplex que tanto apregoam?

Resultados da Eco!

Desculpem, a ausência, não tive a dormir até agora....lolol!

Então, quanto à questão da eco, o Vicente está em grande, mesmo no sentido literal da palavra.
No dia de hoje, estamos com 33 semanas e 5 dias de gestação, mas o "feijãozinho" (chamar-lhe isto nesta altura é mesmo para rir), têm um tamanho e peso de um bebé de 36 semanas...
Neste momento encontra-se com 2,680Kg, tem um comprimento aproximado de 46 cm e um percentil 75-90. O dr. até fez um comentário, do género que "andava a alimentá-lo a leite condensado, como se fazia antigamente..."
Foto in http://latina.obgyn.net/pr/articles/pelvico/index.htm
Encontra-se pélvico, ou seja comodamente sentado (virado para o lado esquerdo), com o rabiosque no sitio onde deveria ter a cabeça (se tivesse dado a volta), com a cabeça do meu lado direito, dai a minha barriga estar mais alta desse lado (se estivermos a ver de cima), as pernas dobradas mais para o lado direito, deixo aqui uma imagem, não que seja esta a posição real, mas é a mais aproximada.
Isto quer dizer então o quê? Que, se no dia 17 de Julho (dia de consulta com o dr. João), ele continuar na mesma posição, ás 37/38 semanas temos Vicente cá fora mais cedo e de cesariana!
Não é que me estivesse a apetecer muito (fazer cesariana), mas acho que aqui não é por apetites, é mesmo por necessidade, pois segundo o Dr. João, se ele nascer na data prevista já pesaria 3,800 Kg e não existe necessidade disso...
Logo, lá pelo fim de Julho, inicio de Agosto temos o Miguel Vicente a dizer olá a todos!!
O Dr. mostrou-se bastante confiante e deu-nos a nós confiança, agora vamos ver! Mas vai correr tudo bem...
Hoje já fui ao Centro de saúde pedir baixa, mas isso fica para outro post!
E é assim, agora toca a tratar do resto que há para tratar... este fim-de-semana vai ser para isso mesmo! Teóricamente, estou de baixa a partir de hoje!! Segunda-feira vou ao trabalho, entregar a baixa!!

Jokitas a todas!
Sandra C.

Estas são as novidades!

Hoje fomos fazer a eco... tenho novidades, mas....

... vão ficar para daqui a umas horas! Não me levem a mal, mas estou um bocado com sono!
Posso-vos só adiantar que está tudo bem com o Vicente!
Eu vou só ali ver se durmo, até já....

Jokas
Sandra C.