Iogurtes feitos em casa...

Hoje estava no meu break da tarde (Yeee consegui fazer break à tarde!!!), estava a comer o meu iogurte com as minhas bolachas e lembrei-me de quando era mais pequena, os iogurtes que comia e que a minha mãe fazia na iogurteira com umas tampas cor-de-laranja... deu-me cá uma vontade de comer um, dois...
Não sei se se lembram disso, a minha mãe durante uns tempos fazia-os com um litro de leite fresco da Ucal fervido e depois de arrefecido, deitava umas quantas colheres de leite em pó da Primor (isso já não existe pois não??) e depois ficavam a serem feitos durante umas quantas horas.
Agora tenho que contar-vos um segredo, eu adorava comer o leite em pó ás colheradas, assim como ainda hoje gosto de comer coco ralado ás colheradas...
Ai do que me estou a lembrar....mau, mau Maria...
Como não sei se ainda se vende iogurteiras, aqui deixo a receita para fazê-los na panela de pressão.
"Para fazer na panela de pressão, coloca-se água na panela, fecha-se e deixa-se levantar pressão durante alguns minutos. Retira-se a pressão com todo o cuidado (coloco debaixo da torneira e faço correr água fria pela tampa), retira-se a água deixando ficar 1 dedo de água no fundo. Colocam-se os copos com o leite, fecha-se a tampa e deixa-se em repouso durante 12h. Depois retiram-se os copos, fecham-se e colocam-se no frigorífico;

- Os copos que uso e que não têm tampa, fecho-os com película aderente. Podem ser usados frascos baixos de boca larga, e fechados com a própria tampa;

- O iogurte pode ser aromatizado com 1-2 colheres (sopa) de caramelo líquído (açúcar queimado) reduzindo a quantidade de açúcar;

- Se for usado açúcar amarelo ou mascavado a cor pode ficar ligeiramente mais dourada;

- Podem ser acrescentados corantes alimentares, 1-2 gotas de corante veremelho, ficarão diferentes para os mais pequenas

- Mas como a ideia é serem mais saudáveis, o melhor é não acrescentar mesmo nada."

Comentários

  1. Que máximo, a minha mãe tinha uma iogurteira tal e qual, e também é para mim uma doce memória infantil!
    De qualquer das formas, sou uma adicta em iogurtes, todas as formas e feitios!
    hmmmm

    Marta

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diga lá o que pensa...

Mensagens populares deste blogue

Já cheguei...

Blá bla blá bla....

A palrar muito...