Como fazer arrotar o bebé e o que fazer se ele engasgar...


Em sequência do post anterior, deixo aqui o que encontrei em várias páginas sobre este dois assuntos:

A questão do arrotar:
Quando o bebé está a mamar seja peito ou no biberon, normalmente pode existir ingestão de ar.
Isto acontece principalmente se os bebés estiverem o mamar pelo biberon. Na minha opinião, quando os bebés têm a boca pequenina (como é o caso do Vicente) poderá também existir esta questão.
O que acontece então é que o ar entra para o estômago do bebé, como este é mais leve que o leite, este mesmo ar regride, provocando a arroto que pode por vezes trazer consigo uma pequena quantidade de leite.
Se esta situação acontecer quando o bebé estiver deitado ou de bruços, poderá aspirar o leite e asfixiar, logo a questão se devemos ou não colocar o bebé a arrotar tem que se lhe diga.
Caso o bebé mame sem a entrada de ar, não existe necessidade de colocar para arrotar.
Outra coisa que pode acontecer são as temidas cólicas, que incomodam tanto os bebés, esta situação pode dar-se devido a terem ainda um sistema digestivo prematuro e se o estômago estiver cheio de ar.

Como fazer arrotar:
- Quase todos nós conhecem a famosa posição de ter o bebé encostado ao nosso ombro, batendo-lhe ligeiramente nas costas, mas nem sempre esta posição resulta.
- Outro método poderá ser, colocar o bebé sobre os joelhos, de barriga para baixo e bater ou esfregar ligeiramente nas costas.
- Ainda existe uma outra posição que nós usamos ás vezes que é sentar o bebé direito no nosso colo, apoiando uma mão no seu peito e cabeça enquanto que com a outra batemos ligeiramente nas costas.


O que fazer se o bebé se engasgar:

Informações in http://revistacrescer.globo.com/ e http://revistavivasaude.uol.com.br/

- Deite o bebé no colo, de barriga para baixo e com uma das suas mãos a segurá-lo, com a outra e em formato de concha bate algumas vezes nas costas entre as duas omoplatas.

- Alguns bebés se engasgam no ínicio da mamada, pois não conseguem a correcta coordenação entre respirar e deglutir, principalmente se ele estiver com muita fome.

Se reconhece esta situação, depois do ínicio da mamada, tire a boca dele do seu peito/ou biberão para que ele respire cerca de 15 ou 20 segundos para recuperar do cansaço inicial. ~

Quando ele voltar a mamar, irá estar mais calmo.

Espero com este post poder ajudar mais algumas mães, estes dois assuntos a mim preocupam-me bastante, apesar de a informação estar à distância de um clique, não custa nada fazer o resumo do principal, não é?

Comentários

  1. adorei muito, eu tenho o lindo bebe se chama o Joao Pedro tem 2 meses,quase 6 quilos e 60 cm.

    ass.mae Rgiane tem 20 anos e tem 2 filhos o Rafael tem 3 anos e o Joao Pedro tem 2 mese.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diga lá o que pensa...

Mensagens populares deste blogue

Já cheguei...

Blá bla blá bla....

A palrar muito...